Bem Vindo

Orkut: a nova ferramenta de seleção

Recados e comunidades podem influenciar na aprovação de um candidato em entrevistas e dinâmicas.

É comum ouvir falar sobre os tão famosos sites de relacionamento. A maioria das pessoas que acessam a Internet têm um perfil no Orkut, ou pelo menos já fizeram um cadastro na página. Segundo dados do próprio site, 74,6% dos usuários são brasileiros, seguidos pelos americanos com 7,58%. Com base nessas informações, muitas empresas já utilizam essa ferramenta para melhor avaliar os participantes em entrevistas e dinâmicas.

Um exemplo é a agência de marketing promocional Decidindo, especializada no público jovem. Foram selecionados cem estudantes para atuarem como agentes de eventos. O processo seletivo atraiu aproximadamente 7 mil universitários. “Seguimos os tradicionais critérios de seleção para nos aproximarmos do perfil ideal dos potenciais colaboradores. Na etapa final, utilizamos a Internet como recurso para avaliá-los de maneira mais informal”, diz Rodrigo Clemente, sócio-fundador da Decidindo.

Segundo dados do Google, entre os usuários do site, 52,2% estão na faixa etária entre 18 e 25 anos. Esse grupo abrange os jovens que buscam uma melhor colocação no mercado de trabalho ou até mesmo o primeiro passo para a carreira escolhida. De acordo com Clemente, o perfil do indivíduo pode significar muita coisa, porém há limites entre o pessoal e o profissional. “Não analiso a página virtual do funcionário depois de contratado, mas antes, para conhecer um pouco mais do candidato. O Orkut é um meio público e qualquer usuário está sujeito a ser avaliado”, ressalta.

Os sites de relacionamento podem ser importantes ferramentas de seleção, por isso é importante estar atento aos detalhes. “Cuidados com erros de português, recados comprometedores, fotos impróprias e comunidades que agridem a sociedade como um todo devem ser evitadas. O Orkut pode ser seu aliado na hora da contratação, basta você respeitar esses limites”, aconselha Eliane Sarcinella, executiva de RH da empresa TGR.

E você? Está preparado para ter o seu perfil analisado ou precisa dar aquela “ajustadinha”? O Blog Teste sugere revisar suas comunidades, fotos, recados e deseja boa sorte na sua carreira!