Bem Vindo

10 modos de se proteger contra o roubo de identidade no Vista


 Preocupado com sua segurança digital e não sabe por onde começar? siga as dicas.

1. Limite sua presença virtual visível.

Não assine muitas petições online, tire seu telefone da lista e nunca dê detalhes pessoais em perfis de internet e salas de bate-papo. E, principalmente, cuidado com o que revela sobre si mesmo e sobre sua família em sites de relacionamento ou redes sociais.

2. Crie senhas difíceis de adivinhar.

Tente usar combinações de letras e números que não formem palavras ou datas óbvias - o seu aniversário, por exemplo, ou o modelo do seu carro não devem ser usados jamais. Uma boa dica é usar frases inteiras com letras e números. São fáceis de lembrar e difíceis de serem “chutadas” pelos falsários. Exemplo: “O_Coxa_foi_campeão_brasileiro_em_1985!”.

Para deixar a senha mais curta e, mesmo assim, mais difícil de ser inferida, use só as iniciais, misturando maiúsculas e minúsculas: OCfcBe1985.

Você pode ainda substituir algumas letras por números, como por exemplo o “E” por “3″ e o “O” por zero: 0CfcB31985.

Pronto! Está aí a sua senha fácil de lembrar e dificílima de quebrar.

3. Não use a mesma senha para tudo

Além de criar senhas mais fortes, não use a mesma senha para tudo! Uma senha única pode ser algo bastante cômodo, mas é um perigo para a sua segurança.

4. Case sua mãe com um estranho

Bancos ou sites muitas vezes usam o nome de solteira de sua mãe como uma questão de segurança, mas essa é uma informação fácil de descobrir. Forneça um nome de solteira falso.

5. Em caso de emergência, aja de imediato

Se você achar que sua senha, código PIN ou questões de segurança podem ter sido comprometidos, ligue imediatamente para o banco.

6. Fechado a cadeado

Crie uma unidade criptografada com o software Unidade BitLocker do Windows. Esse suplemento está em Acessórios, Ferramentas do Sistema, Unidade BitLocker. Cuidado! É sempre bom ter um backup à mão.

7. Proteja seu PC.

Ative o Firewall do Windows Vista. Aproveite também para instalar e atualizar um programa antivírus. Existem muitas opções no mercado, inclusive gratuitas. Muitos deles contam com firewalls mais incrementados que o do Windows. Além disso, periodicamente, acesse o Windows Defender, disponível no Painel de Controle, e faça uma busca por programas maliciosos e indesejados. Configure tudo para que ele esteja sempre alerta nas suas surfadas pela rede.

8.Cuidado com o P2P

eMule, KaZaA, Shareaza e assemelhados podem ser muito bacanas, mas cuidado com o que “puxa” por aí. Além de se utilizarem de portas diferentes das comuns para transferência de arquivos, eles costumam trafegar arquivos mascarados, ou seja, que dizem ser uma coisa e, na realidade, são outra. Portanto, sempre que baixar qualquer tipo de arquivo a partir desses programas, verifique tudo com um bom (e atualizado) antivírus.

9. Nunca responda a spam.

Você estará apenas confirmando que seu endereço de email é válido. Lugar de spam é na lixeira - ou melhor ainda, no filtro de spam.

10. Não aceite balas de estranhos

Mamãe já ensinava que não se deve aceitar balas de estranhos, nem balas estranhas de pessoas conhecidas. Evite clicar em links contidos em emails que dizem ser de sua operadora de cartão de crédito, do seu provedor de Internet, de lojas online ou mesmo do Windows Live – pode ser phishing.

Por Charles Rudagar,
com Henrique Cesar Ulbrich
  

Fonte: Revista Windows Vista

Blogged with Flock